Páginas

22 de set. de 2011

Personalidade e Redes Sociais

Muito se fala hoje em redes sociais, presentes na vida de inúmeras pessoas no planeta... Febre da juventude.
Quem nunca ouviu falar do Orkut? Tudo bem, esse jah esta entrando em extinção, mas ainda existe e muitos ainda usam. Bandas de musica, artistas, marcas, entidades, causas e comunidades tem as suas paginas com opcao de Curtir no Facebook. MSN (Windows Live Messenger), esse talvez por ser bem pessoal poucas pessoas nem o tenham... Embora outros prefiram o Skype. Ainda temos das mais populares o TwitterMySpace, o Forms que antes era Formspring.me e hoje eh só Formspring. E tantas que nem mencionarei aqui. (Se quiserem, solicitem nos comentários.) Rede social nada mais eh do que um espaço de contato virtual entre pessoas.

Não concordo com a ideia que de o Twitter seja uma rede social por que primeiramente ele eh um micro blog e nada mais. YouTube nem se fala, neh?! (Um canal de videos...) Mas deixa isso pra lah... rs'

E são redes sociais, ou seja, rede de pessoas. Cada qual com suas personalidades e aparências. Cada qual com seu avatar de representação na pagina de perfil e assim por diante.. E justamente por serem pessoas elas esperam tratamento para tal.

Quando nos permitimos criar contas em tais sistemas comunicativos também nos permitimos manter relações afetivas com as pessoas as quais estaremos conectados. E mais que um dar bom dia coletivo, temos que estar dispostos a responder as mensagens/recados particulares, no minimo.

E ai esta o problema. Ha pessoas que nunca respondem se quer a uma mensagem/recado de apresentação quando aceita a solicitação de amizade. Simplesmente parece ser invisível a caixa de mensagens/scraps/recados. E qual eh a imagem que esse tipo de usuário passa para o remetente de mensagens/recados? A pior possível. E nem eh de se estranhar de que a pessoa seja taxada de metida...
Com razão? Não sei. Mas com motivo.

"- Mas sera? Fulano não eh metido assim pessoalmente...
- Pode ate nao ser pessoalmente mas eh, talvez por que não sabe trabalhar com redes sociais, e nelas se apresenta ser..."
Eu jah ouvi isso numa conversa sobre uma pessoa que nem respondia as mensagens do povo no Facebook. Eh preciso ter discernimento e sabedoria. Sera que vou dar conta de manter um bom relacionamento com os meus amigos nas redes sociais? Ninguém eh obrigado a viver no mundo virtual, mas se estiver lah: viva direito!

Um comentário:

  1. Concordo...acho que realmente tem pessoas que não sabem se relacionar nessas redes, se não tem intenção de manter um relacionamento amigável com o outro então nem add, ou se add por acaso exclui que você não fala..assim evita-se esse tipo de constrangimento, e outra ter 1000 amigos e 2 perfis de face,orkut e outros não faz de você uma pessoa popular,nem é tão significante assim na sua vida.
    Então...as vezes é bom levantar a bundinha da cadeira e ir dar uns rolês com os amigos, como era antigamente ^~!!.......#prontofalei

    ResponderExcluir